sábado, 14 de outubro de 2017

Seduc apoia conferências municipais do Meio Ambiente

A secretária da Educação do Piauí, Rejane Dias, recebeu na manhã desta segunda (09/10), o prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues, e o consultor do Ministério da Educação (MEC), José Janielson, para discutir sobre a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O município é o primeiro do Piauí a mobilizar as escolas de ensino fundamental.
Rejane Dias revela que a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) está mobilizando as escolas de ensino fundamental de todo Estado para a Conferência. “A Conferência trabalhará a temática Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas, levando à Brasília 370 adolescentes dos estados participantes”, destaca.
O processo da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente envolve quatro etapas em nível local, estadual e nacional. A primeira é a realização das Oficinas de conferência, momento preparatório das Conferências nas Escolas e de formação dos responsáveis pela condução das atividades.
O consultor do MEC observa que as Conferências nas Escolas deverão ser realizadas até dia 27 de novembro de 2017, além disso, também deverá ser registrada no sistema e eleger delegados e suplentes para participar da etapa estadual.
“A Conferência na Escola é a etapa seguinte em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local”, completa José Janielson, que acrescenta informando que as escolas terão financiamento pelo PDDE Sustentável, dando suporte para conferência e o projeto da própria escola. 
O prefeito de Santa Cruz dos Milagres afirma que a reunião na Seduc foi de suma importância ao desenvolvimento dos trabalhos. “Santa Cruz será o primeiro município a realizar a etapa local da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Vamos dar essa ponta-pé inicial importante nesse quesito para o Estado e o país”, confirma Wilney Rodrigues.
Demais etapas
A Conferência Estadual é o momento de sistematização dos Projetos de Ação elaborados nas escolas encaminhados à Comissão Organizadora Estadual (COE), que juntamente com o Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ) selecionarão os projetos e delegados que participarão da etapa nacional, garantindo assim o princípio "Jovem escolhe Jovem". A Conferência Estadual acontece nos dias 19 e 20 de dezembro.
A IV Conferência Nacional Infantojuvenil será realizada em Brasília-DF, no período de 13 a 18 de março de 2018 e contará com a participação de cerca de delegados(as) de 11 a 14 anos, provenientes de todas as Unidades Federativas.
O material da Conferência e a forma de participação serão encaminhados a todas as escolas pelo MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário