quinta-feira, 30 de junho de 2011




A jornalista e professora da FSA Cristiane Sekeff ministrou uma palestra para os alunos da Escola de Rádio Dom Avelar, no auditório da FSA,falando sobre as novas pespequitivas dos meios de comunicação e o perfil do proficional multimidia no Brasil.

Alunos da Escola da Rádio participam da palestra.

A escola Centro de Educação Municipal Manuel Portela, realizou na noite de quarta- feira dia 29/06/2011 o V festival de quadrilhas.

Quadrilhas mirim realizam suas apresentações no festival.

Quadrilhas mirim de Santa Cruz dos Milagres.

membros da quadrilha mirim.

Quadrilha da unidade escolar Eutaquio Portela.



Barracas de comidas típicas.

Apresentações no Ginásio Poliesportivo.


Secretária de Educação Maria dos Santos, prestigia as comidas típicas do festival.


Do mês de Junho até o inicio de Julho acontece na região muitas festas juninas em homenagem aos santos São João, e são Pedro.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ursulino Lopes,Professor Gessé Barbosa e Milton César.Parcipação no Curso ,Habilitação proficional para Rádio e TV, em Teresina.
  






 Jailson Moura,Rogério Alves, Paulo do Pulso e Santo Neto.Todos são pré-candidato a vereador em Santa Cruz dos Milagres nas eleições de 2012.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
                                                                                        
A secretária Municipal de Assistência Social realizou nos dias 21 e 22 de Junho 2011 a terceira conferência de Assistência Social,com o tema :consolidação do sistema  único de assistência social,(SUAS) e Valorização dos seus trabalhadores.Durante a conferência foram discutidos muitos temas inerentes ao desenvolvimento da área social em Santa Cruz dos milagres, foi elaborado as propostas para serem apresentadas na conferência estadual,Vários seguimentos da sociedade civil participaram do evento assim como representantes do poder público e comunidade de um modo geral.
O coral da PETI realizando Apresentações na conferência

O secretária de Saúde Edilberto Guimarães discursa na abertura da conferência.

Os convidados assistem atentamente as palestras da conferência

Prefeito Neto Minervino discursa na conferência

Prefeito Neto Miervino e Autoridades Municipais.

A piscicóloga Ana Jardel ministra palestra de abertura da terceira conferência de Assistência Social de Santa Santa Cruz dos Milagres realizada nos dias 21e22 de Junho de 2011.

Muitas comunidades no Piauí, ainda tem suas casas coberta de palhas.exemplo a localidade Boqueirão município de Aroazes

domingo, 19 de junho de 2011

PROGRAMA A VOZ DO UNICEF


O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Para participar da iniciativa, o prefeito municipal deve assinar um termo de adesão e garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Os municípios são agrupados, de acordo com sua realidade socioeconômica, e nesta edição são avaliados a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.
Nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios devem trabalhar para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores, que serão analisados no início e no final da edição do Selo. O eixo de Participação Social envolve a realização de fóruns comunitários e o desenvolvimento de atividades e projetos em três temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Etnorracial e Esporte e Cidadania.
Santa Cruz dos Milagres está entre os municípios do Piauí, que está na corrida para receber a certificação do selo UNICEF, na última quarta- feira dia 15 de junho, a comissão por-selo se reuniu para discutir as atividades que estão sendo desenvolvidas no município, voltadas para as crianças e adolescentes. De acordo com a articuladora do selo no município, Maria do santo Barbosa, está sendo desenvolvidas várias atividades dentro do plano municipal que foi elaborado pela comissão e representantes do UNICEF. Segundo ela a comissão está acompanhando de perto todas as atividades que são realizadas com crianças e adolescentes no município, hoje mesmo membros da comissão acompanharam aplicação de flúor, distribuição de escova e creme dental, para crianças da pré-escola. Ressalta ainda que a participação do município é importante porque mesmo não recebendo o certificado do UNICEF, muitas atividades são realizadas melhorando a qualidade de vida das crianças e adolescentes.
A comissão pró-selo de Santa Cruz dos Milagres, realiza semanalmente um programa de rádio. Na rádio Na rádio FM olho d’água. O programa “A VOZ DO UNICEF” que é apresentado pelos adolescentes que fazem parte da comissão, leva informações diversificada para população de santa cruz e regiões vizinhas.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO

                        Milton César e Ursulino Lopes, Participam da Reunião do Selo UNICEF representando a equipe da Rádio fm olho dagua.
  

                                        Francilene Presidente do Concelho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,fala sobre cultura´na reunião.


                             Jailson Moura e Milton César, apresentam as atividades a serem desenvolvidas na área do exporte e cidadania na conquista da certificação do selo UNICEF.



         Os demais membros da comissão assistem atentamente as apresentações.

 
 A secretária Municipal de educação, Maria dos Santos Barbosa, que é a articuladora do selo, falou da importância das atividades para conquista da certificação do selo UNICEF no Município.O objectivo da comissão pró-selo é realizar várias atividades envolvendo crianças e adolescentes do município de Santa Cruz dos Milagres,as atividades são voltadas para áreas da cultura,exporte e educaçaõ,durante os eventos haverá um envolvimento de toda comunidade. O município de  Santa Cruz dos Milagres tem grande chance de receber a certificação do selo UNICEF.




domingo, 12 de junho de 2011

PROJETO PAIS



O projeto PAIS é uma tecnologia social de baixo custo que visa o manejo agroecológico da produção. O modelo convida os produtores ao desenvolvimento sustentável, estimulando a agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos.
Cerca de 25 famílias serão beneficiadas nos municípios de Prata do Piauí e Santa Cruz dos Milagres,  as famílias vão receber o kit PAIS que possibilita a estruturação de todo o sistema de irrigação e a montagem de um galinheiro. Nas unidades PAIS são cultivados pelos agricultores em um mesmo ambiente os mais diversos tipos de hortaliças, legumes, carnes, ovos e frutas.O projeto será financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no valor de cinquenta mil reais  as cinco unidades, onde três será implantada em Prata e duas em Santa Cruz dos Milagres.

Atividades do concelho do Vale do sambito no Território

 O concelho territorial de desenvolvimento do vale do sambito, juntamente com a escola Paulo de Tarso  a Cotapi e associados, se reuniram em Pimenteiras, no dia 09/06/2011 para divulgar as actividades do concelho e falar sobre os projectos que poderiam ser implantados no município.estiveram presentes na reunião representantes do poder público e da sociedade civil organizada.


 Membros do concelho se reúnem com moradores da localidade Grota de Sombra, para discutir o projecto PAIS.
 Escola Paulo de Tarso,cotapi e concelho, apresentam o projecto PAIS na cidade de Prata do Piauí,a reunião aconteceu no auditório da prefeitura no dia 10/06/2011 com a presença dos beneficiários do programa e autoridades do município.Os moradores ficaram satisfeito com o projecto que em breve será implantado em três comunidades no município de Prata do Piauí.


O engenheiro da cotapi Elizardo apresenta o projecto aos moradores de  Prata
 A equipe visita a localidade Fazenda de Bode município de Prata, onde será implantada uma unidade do PAIS.
 O concelho .membros da ESCOLA PAULO DE TARSO e membros da COTAPI  se reúnem com os moradores do povoado Alto Bonito para discutir como será a implantação do projecto PAIS na comunidade.O prefeito  Neto Minervino, acompanhou de perto as discussões e  falou da importância do projecto no município de Santa Cruz dos Milagres, e prometeu da total apoio na implantação do projecto.


 O secretário de Agricultura de santa Cruz dos Milagres,Jorgimar da Costa Lima, fez uma mobilização e  reuniu vários seguimentos da sociedade civil, como sindicato, associações, concelhos e vários secretários municipais, para conhecer e participar do Lançamento  do programa PAIS no Povoado Alto Bonito.


 Carlão da cotapi, fala sobre o Território Vale do Sambito
 Milanez director da Escola de Formação Paulo de Tarso, fala da execução do PAIS,no povoado Alto Bonito.


 Edinalva da escola Paulo de Tarso conversa com as famílias beneficiadas no povoado.


 As famílias acompanham atentamente apresentação do projecto.


 Apresentação do projecto pelo engenheiro Elizardo no Alto Bonito.
 Jorgimar com engenheiro visitam o local onde será implantado as hortas.
 Visita ao local de implantação das hortas na comunidade Grota de Sombra.

Apresentação do projecto na Grota de Sombra ,município de Santa Cruz dos Milagres.

terça-feira, 7 de junho de 2011

EVENTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE EM SANTA CRUZ DOS MILAGRES


 A escola Centro de Educação Municipal Manuel Portela,realizou neste dia 06/06/2011 palestras,peça de teatro e uma caminhada nas margens do rio São Nicolau sobre o meio ambiente.Objectivo dos eventos foi consientizar os alunos e a população de um modo em geral sobre o desmatamento,queimadas e preservação das matas ciliares das margens do rio são Nicolau.Durante a caminhada os alunos e professores  observaram como estar as margens do rio que passa bem  próximo da cidade,observaram também a construção da Avenida Orla do rio são Nicolau que está em fase de conclusão.





 Os alunos exibem faixa  mostrando a harmonia da natureza.
 Observamos muito lixo nas margens do rio são Nicolau,principalmente onde as mulheres lavam roupas.











Aqui nesta foto da para ver a ausência da mata ciliar das margens do rio.

 O nosso rio deveria estar todo preservada com você pode ver nesta foto.



 Precisamos urgente de um Aterro Sanitário para colocar o lixo produzido na cidade,vejam como estar o lixão que fica a 7 KM da sede do município.

Alem de poluir o meio ambiente, o lixo jogado a céu aberto atrai também os animais, como  ,suínos caprinos que se alimentam dos restos de alimentos que vai no lixo da casa de cada morador.Estar na hora de começarmos a pensar na colecta selectiva  do lixo que pode ser reciclado e  até melhorar a  renda de algumas pessoas e reduzir a quantidade de plásticos que estar exposto ao meio ambiente.